O que você procura?

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Revolução industrial

¤ Revolução Industrial ¤

 

Caracteriza-se pela criação das máquinas a vapor, que impulsionaram a economia mundial.

 Exploração do trabalho: desrespeito ao trabalhador, horas exaustivas de trabalho em condições inseguras.
 Criação dos sindicatos: Os trabalhadores protestaram para adquirir os seus direitos.
 Ferrovias: Com a tecnologia a vapor houve a criação das ferrovias, com isso o tempo das viagens diminui, o custo dos transportes baixou e aumentou ainda mais o volume das trocas, isto é, o mercado. O aumento das trocas e a consequente necessidade de produzir mais tornaram cada vez maiores os avanços da industrialização.
 Houve instabilidade nas relações de trabalho, pois os trabalhadores tiveram que se adequar a uma nova realidade, as novas ferramentas e máquinas e desenvolver as novas habilidades.
 Forçou empresas a importarem máquinas e equipamentos, aumentou a produção e acelerou a economia. 
 Alguns aspectos negativos: O aquecimento global, o aumento desordenado das cidades, a poluição, escassez de recursos naturais, etc.
Como ficaram as relações de trabalho
O trabalhador enfreou o desafio de lidar com máquinas que não conhecia, desenvolvendo habilidades de acordo com as necessidades, mudou as relações de trabalho e da economia mundial, reflexos que são presenciados até os dias de hoje.


¤ Mercado formal e informal ¤

 

Mercado informal

Mercado Formal



Carteira assinada + direitos adquiridos = CLT

 
Mercado Informal: O trabalhador deste mercado não tem seus direitos respeitados e nem há assinatura de carteira, os salários são muito irregulares. Infelizmente, ainda hoje é um mercado em crescimento.
 Mercado Formal: Os trabalhadores deste mercado procuram empregos que respeitem os seus direitos e assinem a sua carteira, que tenham salário regulares e permanentes. Hoje com muitas oportunidades de trabalho para quem está preparado e qualificado. O caminho é estudar, desenvolver atitudes positivas e ser capaz de desenvolver múltiplas funções.

 

¤ NA FALTA DE EMPREGO, BRASILEIRO VIRA EMPREENDEDOR ¤


OS SERVIÇOS: O terceiro setor como gerador de emprego e renda
 São às instituições com preocupações e práticas sociais, sem fins lucrativos, que geram bens e serviços de caráter público, tais como: Entidades Beneficentes, fundos comunitários, ONGs (organizações não governamentais), empresas doadoras, etc.

O quarto e o quinto setor da economia – a informalidade 
A London Business School, a consultoria Ernst & Young e o instituto Kauffman divulgaram recentemente uma pesquisa listando os países segundo a participação de empreendedores na sociedade.
  Com base nesta pesquisa em entrevistas realizadas com 800 especialistas e 43.000 pessoas de 21 países, o estudo organizou um ranking de nações.
 Em primeiro lugar da lista está o Brasil. Para cada oito brasileiros entre 18 e 64 anos, existe um empreendedor.
 Os brasileiros são considerados criativos e inovadores “os reis do improviso”. Segundo a pesquisa, além dos que investem de forma planejada, em boa parte, viram empreendedores porque estão desempregados e precisam encontrar um quebra-galho, que gere renda. Entre estes empreendedores é preciso destacar o papel da mulher.
 Outros motivados por problemas socioeconômicos optam por outra forma de ganhar seu próprio dinheiro, investindo em ações contra a sociedade com atos ilícitos ou criminosos.


¤ Competências e empregabilidade ¤

O que são competências?
Ter competência é executar bem determinada tarefa com responsabilidade, sabedoria e comprometimento, “dar conta do recado”.
Ter habilidade e fazer tudo isso, mas de um jeito próprio, peculiar e eficaz (que dá o resultado esperado).
Competências, hoje conhecida como C.H.A (conhecimento, habilidade e atitude) é a combinação que faz com que você seja valorizado no mundo do trabalho.
 Hoje a área de Gestão de Pessoas utiliza as competências para realizar os processos de admissão, promoção e demissão de profissionais, obtendo assim um quadro de colaboradores adequado às suas necessidades e expectativas.
O que e empregabilidade?


30 de Setembro de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário