O que você procura?

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Fique ligado!

Pessoal leiam estas notícias que foram publicadas no site da Revista Exame. O conteúdo vai de encontro com o que estamos aprendendo em nossas aulas no Senac. É sempre bom estar atento ao que acontece no mundo corporativo! 

As 6 empresas de maior reputação no mundo

Amanda Luz
Como traduzir em números aqueles valores  que parecem imensuráveis, como a satisfação, respeito, confiança e admiração? Quantificar o reflexo da reputação de uma empresa em seus resultados é um desafio que pode amortecer impactos a um patrimônio invisível, mas de grande valor para a gestão de uma companhia. O Reputation Institute elabora anualmente um estudo que lista as empresas de maior reputação no mundo, com a participação de público de 24 países, analisando de acordo com seu grau de estima, empatia, admiração e confiança.
Segundo a consultoria, o ranking ajuda a compreender a percepção dos entrevistados sobre sete quesitos: produtos e serviços, inovação, ambiente de trabalho, cidadania, governança, liderança e desempenho financeiro. Confira as seis empresas globais que entraram para o topo da lista (nenhuma brasileira chegou à pontuação necessária):


Google inicia disputa com Facebook para reter talentos

Google anunciou aos seus funcionários que planeja elevar os salários em 10 por cento no ano que vem.


Google vem enfrentando crescente ameaça do Facebook
São Francisco - O Google, que vem enfrentando crescente ameaça do Facebook na disputa pelo tempo que os internautas gastam na rede, também travou uma guerra com o rival por talentos de engenharia.
Na terça-feira, o Google anunciou aos seus funcionários que planeja elevar os salários em 10 por cento no ano que vem, uma decisão interpretada como esforço para conter a saída de engenheiros e executivos que estão trocando o gigante de buscas por rivais em crescimento como o Facebook.

"Eles não têm mais controle absoluto sobre os maiores talentos," disse Colins Gillis, analista da BGC Partners, sobre o Google.

"O Facebook atualmente está contratando talentos de primeiro escalão e o Google enfrenta dificuldades para reter pessoal," disse ele, acrescentando que o aumento de salário era uma das maneiras de o Google contra-atacar.

O Google domina o segmento de buscas na Internet em todo mundo, com cerca de dois terços do mercado, e controla um sistema de publicidade vinculado a buscas que gerou cerca de 24 bilhões de dólares em receita em 2009.

Mas, com a crescente popularidade das redes sociais, uma nova geração de companhias de Internet vem exercendo forte atração sobre engenheiros e gerentes de produto do Vale do Silício.

Para alguns profissionais de tecnologia, a oportunidade de trabalhar em uma empresa menor que o Google, que tinha 23 mil funcionários no final de setembro, e de receber opções de ações a preço favorável antes de uma oferta pública inicial, oferece atrativos que o Google não é capaz de cobrir.

"As pessoas veem as redes sociais como o lugar onde as coisas são interessantes e inovadoras, e o mesmo já não se aplica às buscas, ainda que estas sejam interessantes e lucrativas," disse Dave McClure, fundador da 500 Startups, empresa que investe em companhias iniciantes e apoia diversas novas redes sociais.

"Para certas pessoas, não penso que seja uma questão de dinheiro ou ações," disse McClure sobre os atrativos de trabalhar em uma companhia de redes sociais. "É a oportunidade de trabalhar em uma empresa iniciante e aquecida. Para muita gente, isso quer dizer Facebook, Zynga ou Twitter."


Claúdio Henrique

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Brasão da Turma

E ai galera!

Bom, como tinha tempo livre eu resolvi criar um Brasão pra turma baseado naquele que desenharam  em sala de aula. Logo ao lado tem uma enquete pra expressarem o que acharam do brasão.


Então, não deixem de votar>>>>>>>>>>>


                               Otavio Bernardes

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Parabéns

Parabéns Jonathan pelo trabalho realizado no blog. Realmente você é "fera" no assunto. Fcou muito bom e muito legal.
Procure se aperfeiçoar cada vez mais, Você vai longe.

Beijos

Sueli

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

De cara nova

Oi galera.. Que chuva né?
Então, como podem ver, o blog tá com uma cara nova, com mais coisas, mais recursos e etc..
Gostaria de parabenizar a Andressa, pelo seu esforço e comprometimento, no qual conseguiu a efetivação na AutoBAn..
Sentiremos saudades dela as tardes de segunda à sexta.
AH!! Já ia me esquecendo, pra quem quiser alguma coisa nova no blog, como radio, chat, e algum outro aplicativo, é só falar conosco!


Jhonatan & Anderson

Campanha 4R’s

Mais uma vez a TA-ADM sai a frente e dá continuidade a Campanha dos 4R’s.
Por iniciativa do Jonathan e Danilo foram criados cartazes para incentivar os aprendizes e alunos da Unidade Jundiaí a jogarem as embalagens de maionese, catchup, mostarde, doces e lanches no local adequado, evitando que sejam jogadas sobre a calçada. Na próxima semana farão uma campanha de conscientização.
Parabéns pela ação.
TA-ADM

11 de Dezembro de 2010

Dinâmica do Drácula

O objetivo da dinâmica era encontrar e matar o Drácula, mas para isso nós tínhamos que descobrir o dia e o horário que ele estaria no castelo.
Nós fomos divididos em grupos onde cada um recebeu uma dica sobre o dia, horário e local de onde o Drácula estaria para ser morto.
Tivemos que negociar as dicas que nós tínhamos com os outros grupos e tentar desvendar o enigma, apenas dois de cada grupo podiam negociar as pistas.
Tiramos grande proveito dessa dinâmica, pois aprendemos a trabalhar em equipe, colocar em pratica a habilidade de liderança, aprimoramos a nossa capacidade de negociar e por ultimo aprendemos a trabalhar sobre pressão, esse é um problema que varias pessoas possuem hoje em dia.
Dicas: Essas e varias outras dinâmicas são utilizadas em processos seletivos e podem ser encontradas em vários sites, então se você está interessado em alguma vaga de uma grande empresa procure pesquisar antes algumas dessas dinâmicas para que você não seja pego de surpresa e acabe perdendo a vaga desejada.
Hoje em dia empresas de grande porte não fazem mais entrevistas individualmente, mas sim em grupo, e caso você tenha dificuldade para se relacionar com outras pessoas procure uma solução para melhorar esse seu ponto negativo, pois as empresas que se destacam no mercado hoje em dia prezam muito essa questão de trabalho em equipe.

7 de dezembro de 2010

Dinâmica do Layout

Essa dinâmica nos mostrou que é sempre necessário fazer mudanças no ambiente corporativo, pois interesse e iniciativa são atitudes que os lideres valorizam muito hoje em dia.
Mas o colaborador deve sempre tomar cuidado e tomar as decisões em grupo, pois nem sempre a sua opinião é a que prevalece no ponto de vista dos demais colaboradores da equipe.
Essas atitudes de mudança e inovação são de grande importância para colaboradores que tem um certo tempo de experiência no setor, pois na maioria das vezes são aqueles com maior dificuldade para aceitar criticas e novas idéias.
Atitudes como essas são simples, mas que são de grande valor para um líder, pois as grandes empresas que se destacam no mundo Dio trabalho hoje em dia prezam acima de tudo um bom trabalho em equipe.

Claudio Henrique

Gincana das coisas impossíveis

A gincana das coisas impossíveis foi uma nova experiência para todos nós, pois trabalhamos com o público aberto, e conseguimos dar conta do recado.
Aprendemos muitas coisas como: Administração de tempo, saber lidar com vitórias e derrotas, responsabilidade com os objetos dos colegas de trabalho, companheirismo e acima de tudo o trabalho em equipe.
Fabio Westemaier & Juliano Rafael
Editado por Anderson Almeida
TA ADM – 2010


23 de Novembro de 2010

Parabéns!

A ação social realizada por vocês ( Campanha dos 4R’s)  foi selecionada para a “V Mostra das Melhores práticas de Aprendizagem” que será apresentada em São José do Rio Preto nos dias 25 e 26 de novembro. Parabéns a todos.
Profª Sueli

14 de Novembro de 2010

Pensando em projeto…

Mundo do Trabalho X Aprendiz

Muitos colaboradores acham que “O aprendiz não é de grande importância na empresa”, muito pelo contrário, somos o futuro dela, pois temos a capacidade de executar as atividades solicitadas com qualidade e facilidade.
  • Facilidades
  • Dificuldades
  • Sugestões
Facilidades: Percepção, aprendizagem rápida, pró-atividade, paciência.
Dificuldades: Insegurança(medo de errar), adiministração de tempo, saber aceitar regras e críticas.
Sugestões: Prestar mais atenção nas atividades solicitadas, atividades físicas, área de lazer(para melhor desempenho do colaborador).

Na nossa opinião essas sugestões vão melhorar o desempenho do colaborador, pois eles vão trabalhar mais motivados e o serviço vai melhorar cada vez mais.
 Alan Nascimento / Bruno Gustavo.
Editado por Anderson
TA-ADM 2010

9 de Novembro de 2010

Dinâmica: Funções Administrativa

Nessa dinâmica simulamos a montagem de um projeto para uma empresa, que era uma feira de livro, na constituição deste projeto nos dividimos em departamentos, de acordo com as funções adiministrativa que são:
  • Dirigir
  • Organizar
  • Planejar
  • Controlar
Sentimos uma responsabilidade muito grande, apesar de ser fictício enfrentamos a dificuldade de montar um projeto.
Palavra do Aprendiz:
” Para mim participar foi uma ótima experência, pois ao encorporar a função de diretor tive que ultrapassar meus próprios limites, pois essa função exigia maior contato com outras pessoas onde tenho dificuldade, a partir desse tipo de dinâmica onde consigo superar essa dificuldade.”

Otavio Bernardes

4 de Novembro de 2010

Introdução a Administração

Nessa estação, aprendemos a teria basica da administração,importantes pessoas como Ford, Fayol e Taylor, contribuiram com suas teorias, e que foram aprimoradas no mundo do trabalho.
Com a teoria de Taylor sua personalidade Mecanicista e inflexivel, buscava a eficiência e eficácia operacional na administração da industria.
Fayol era obsecado pelo comando, com sua administração era visivel o estimulo individual, a divisão de tarefas por departamento.

Já Ford era humanista, voltava sua atenção as pessoas.
Palavra do Aprendiz:
Vimos claramente a evolução da administração, e como se reflete hoje em dia, com a Escala Hierarquica, Fluxograma alem disso aprendemos sobre o GUT (Gravidade, Urgência e Tendencia) e sobre funções adminostrativas é o que se mais valoriza nas empresas hoje.
André Scarano

4 de Novembro de 2010

Dinâmica dos Palitos

Com essa dinâmica tivemos varias percepções, uma delas foi que o líder tem que se colocar no lugar do colaborador passar as informações detalhadamente com qualidade para que o resultado final  possa sair de acordo com o  esperado.
O chefe e o gerente têm que passar as informações detalhadamente do que foi solicitado pelo cliente, para que assim o líder saiba transmitir ao colaborador.
O colaborador deve ter muita paciência, calma, prestar a atenção nas informações do líder e atender de  com as informações que lhe foram apassadas, pois só assim será possível atender às necessidades e expectativas do cliente interno e externo.
Observamos a necessidade da comunicação clara e objetiva entre todos, a importância do relacionamento inbterpessoal entre todos da equipe. E uma coisa que nos chamou atenção é que quando  a equipe tem uma boa sinergia o trabalho fui melhor, com mais qualidade e com a participação de todos.  

CLIENTE -> CHEFE -> GERENTE -> LÍDER -> COLABORADOR.

Palavra do aprendiz:
“Prá mm, a dinâmica foi muito construtiva, pois com ela aprendemos que exercer uma posição de líder não é fácil. Essa dinâmica me ajudo de tal forma que quando eu estiver na posição de líder, passarei a informação certa para o próximo, pois só assim conseguirmos realizar as tarefas desejadas pela empresa na qual trabalhamos.” 
Nemesio Florence Vieira Filho
Editado por Anderson Almeida dos Santos
TA ADM – 2010

28 de Outubro de 2010

Parabéns!

Parabéns pelo trabalho realizado. A exposição realizada na biblioteca foi muito imoportante, pois disponibilzou o material a todos os alunos do SENAC, proporcionado-lhes a oportunidade de aprender e compreender as atuais necessidades do mundo corporativo. 
O  trabalho foi realizado com comprometimento e muita qualidade na seleção do conteúdo,  da apresentação e exposição.
Fazer a diferença é isso! É fazer sempre o seu melhor, é agregar conhecimento e valor. Continuem assim!
Profª Sueli

10 de Outubro de 2010

Exposição do trabalho “A evolução do Trabalho” na biblioteca do Senac


Vejam a baixo,as fotos da exposição “A evolução do mundo do trabalho”.
Que está disponível para todos os alunos e colaboradores do SENAC Jundiaí-SP



O trabalho ficara exposto até dia 15/10 (sexta-feira) na biblioteca.


Anderson TA-ADM 10

 



5 de Outubro de 2010

Revolução industrial

¤ Revolução Industrial ¤

 

Caracteriza-se pela criação das máquinas a vapor, que impulsionaram a economia mundial.

 Exploração do trabalho: desrespeito ao trabalhador, horas exaustivas de trabalho em condições inseguras.
 Criação dos sindicatos: Os trabalhadores protestaram para adquirir os seus direitos.
 Ferrovias: Com a tecnologia a vapor houve a criação das ferrovias, com isso o tempo das viagens diminui, o custo dos transportes baixou e aumentou ainda mais o volume das trocas, isto é, o mercado. O aumento das trocas e a consequente necessidade de produzir mais tornaram cada vez maiores os avanços da industrialização.
 Houve instabilidade nas relações de trabalho, pois os trabalhadores tiveram que se adequar a uma nova realidade, as novas ferramentas e máquinas e desenvolver as novas habilidades.
 Forçou empresas a importarem máquinas e equipamentos, aumentou a produção e acelerou a economia. 
 Alguns aspectos negativos: O aquecimento global, o aumento desordenado das cidades, a poluição, escassez de recursos naturais, etc.
Como ficaram as relações de trabalho
O trabalhador enfreou o desafio de lidar com máquinas que não conhecia, desenvolvendo habilidades de acordo com as necessidades, mudou as relações de trabalho e da economia mundial, reflexos que são presenciados até os dias de hoje.


¤ Mercado formal e informal ¤

 

Mercado informal

Mercado Formal



Carteira assinada + direitos adquiridos = CLT

 
Mercado Informal: O trabalhador deste mercado não tem seus direitos respeitados e nem há assinatura de carteira, os salários são muito irregulares. Infelizmente, ainda hoje é um mercado em crescimento.
 Mercado Formal: Os trabalhadores deste mercado procuram empregos que respeitem os seus direitos e assinem a sua carteira, que tenham salário regulares e permanentes. Hoje com muitas oportunidades de trabalho para quem está preparado e qualificado. O caminho é estudar, desenvolver atitudes positivas e ser capaz de desenvolver múltiplas funções.

 

¤ NA FALTA DE EMPREGO, BRASILEIRO VIRA EMPREENDEDOR ¤


OS SERVIÇOS: O terceiro setor como gerador de emprego e renda
 São às instituições com preocupações e práticas sociais, sem fins lucrativos, que geram bens e serviços de caráter público, tais como: Entidades Beneficentes, fundos comunitários, ONGs (organizações não governamentais), empresas doadoras, etc.

O quarto e o quinto setor da economia – a informalidade 
A London Business School, a consultoria Ernst & Young e o instituto Kauffman divulgaram recentemente uma pesquisa listando os países segundo a participação de empreendedores na sociedade.
  Com base nesta pesquisa em entrevistas realizadas com 800 especialistas e 43.000 pessoas de 21 países, o estudo organizou um ranking de nações.
 Em primeiro lugar da lista está o Brasil. Para cada oito brasileiros entre 18 e 64 anos, existe um empreendedor.
 Os brasileiros são considerados criativos e inovadores “os reis do improviso”. Segundo a pesquisa, além dos que investem de forma planejada, em boa parte, viram empreendedores porque estão desempregados e precisam encontrar um quebra-galho, que gere renda. Entre estes empreendedores é preciso destacar o papel da mulher.
 Outros motivados por problemas socioeconômicos optam por outra forma de ganhar seu próprio dinheiro, investindo em ações contra a sociedade com atos ilícitos ou criminosos.


¤ Competências e empregabilidade ¤

O que são competências?
Ter competência é executar bem determinada tarefa com responsabilidade, sabedoria e comprometimento, “dar conta do recado”.
Ter habilidade e fazer tudo isso, mas de um jeito próprio, peculiar e eficaz (que dá o resultado esperado).
Competências, hoje conhecida como C.H.A (conhecimento, habilidade e atitude) é a combinação que faz com que você seja valorizado no mundo do trabalho.
 Hoje a área de Gestão de Pessoas utiliza as competências para realizar os processos de admissão, promoção e demissão de profissionais, obtendo assim um quadro de colaboradores adequado às suas necessidades e expectativas.
O que e empregabilidade?


30 de Setembro de 2010

Evolução do mundo do trabalho

¤ Evolução do mundo do trabalho ¤

√ Década de 30

 Década marcada pela República Velha, ditadura, censura da impressa que se torna subversiva e início do Estado Novo.
1930 – Getúlio Vargas assume a presidência. Políticos e povo indignados promovem a revolução de 1932 no Estado de São Paulo.
Vargas outorga uma nova Constituição, fecha o Congresso Nacional, restringe liberdades individuais e instaura a ditadura, que durou até 1945. É o chamado Estado Novo.
Vargas provocou um forte impulso à industrialização a partir de 1945.
Criação do Ministério da Educação e Saúde Pública.
A assistência à saúde dos trabalhadores que com a industrialização nos países centrais foi assumida pelo Estado.

Como ficaram as relações de trabalho 
A classe trabalhista foi beneficiada com o salário mínimo, férias remuneradas, repouso semanal, indenização por dispensa sem justa causa, etc;
Criação do Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE);
 Decretado o Código de Processo Penal e a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), todos até hoje em vigor.
 Criação da carteira de trabalho.
 Instituída a Justiça do Trabalho, o salário mínimo, a estabilidade do emprego depois de dez anos de serviço, substituída pelo Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), e o descanso semanal remunerado.
A CLT é chamada de Consolidação das Leis Trabalhistas, ao invés de Código das Leis Trabalhistas  porque seu objetivo foi apenas reunir a legislação esparsa trabalhista já existente na época, consolidando-a. Não poderia receber a denominação ”Código” por não se tratar de um direito novo, apenas de uma reunião consolidadora.”
  
  

Década de 40

 Caracteriza-se pelo fim da 2ª Guerra Mundial (1945),  forte regime ditador, contudo com investimentos na criação da infra-estrutura industrial: indústria de base e energia.
 1941 à 1945 destaca-se pela criação da Companhia Siderurgica Nacional,  Vale do Rio Doce e da Hidrelétrica do São Francisco.
 1942 Coca-Cola chega ao Brasil, junto com uma avalanche de produtos americanos e notícias de Hollywood. 
 1º de maio de 1943: Publicação da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).   O trabalhador conquista o salário mínimo entre outros benefícios sociais que impulcionaram o trabalho no Brasil. 
  1946 –  primeiro computador digital eletrônico produzido em escala.
Como ficaram as relações de trabalho
 Estes são os fatores que impulsionaram o desenvolvimento industrial: a criação  e instalação das indústrias de base e de energia, fontes geradoras de empregos e negócios para a indústria e o comércio brasieliro.
 O grande êxodo rural, devido a crise do café dá início ao aumento da população urbana que constitui um novo mercado consumidor.
 A redução das importações em função da crise mundial e da 2ª Guerra Mundial favoreceu o desenvolvimento industrial, livre de concorrência estrangeira.

  

Década de 50

Época de transição entre o período de guerras e o período das revoluções comportamentais e tecnológica. Caracteriza-se pelo início da modernização, desenvolvimento das artes e da imprenssa falada.
 1950 à 1955 – O Brasil ainda foi governado por Getúlio Vargas. O país apresentava problemas com a falta de energia elétrica, baixa produção de petróleo, rede de transporte e comunicação deficientes, entre outros. 
 Inaugurada a Companhia Hidrelétrica do São Francisco, Usina Hidrelétrica de Paulo Afonso e é criada a Petrobras.
 1956 – Juscelino Kubitschek é eleito presidente do Brasil, expõe, em seu primeiro dia de governo, um plano desenvolvimentista em que promete fazer o país avançar “50 anos em 5″.
 Estimulou o setor de energia e transporte. Aumentou a produção de petróleo, a potência de energia elétrica instalada e desenvolveu o setor rodoviário.
Como ficaram as relações de trabalho
 Neste período há um salto na indústria de base nacional, principalmente metalurgia.
 JK dá início à construção de Brasília e ao período desenvolvimentista com a expansão da oferta de empregos.
Houve um crescimento significativo da indústria de bens de produção que refletiu-se principalmente nos seguintes setores: siderúrgico; metalúrgico (automóveis); químico;  farmacêutico e construção naval.
 

Década de 60 

Rebeldia, contestação, moralismo rígido e repressão política.
 196l – Jânio Quadros renuncia, toma posse o vice-presidente João Goulart e que se torna  primeiro presidente trabalhista. As discussões geradas em torno do presidencialismo ou parlamentarismo ocasionaram o declínio no crescimento econômico e industrial no país.
 Foi dado início a construção de Brasília.
 Tem início o uso da informática para fins comerciais, embora ainda não de forma massificada.
 Em 1964 a IBM lança o circuito integrado ou chip.
 Surge a Arpanet, que se tornaria o embrião da Internet
Como ficaram as relações de trabalho
 Após 1964, os governos militares, retomaram e aceleraram o crescimento econômico e industrial brasileiro. O Estado assumiu a função de órgão supervisor das relações econômicas.
 O desenvolvimento industrial pós 64 foi significativo. Ocorreu uma maior diversificação da produção industrial. O Estado assumiu certos empreendimentos como: produção de energia elétrica, do aço, indústria petroquímica, abertura de rodovias e outros, assegurando para a iniciativa privada as condições de expansão ou crescimento de seus negócios.
 Houve grande expansão da indústria de bens de consumo não-duráveis e duráveis com a produção inclusive de artigos sofisticados.
No final da década de 60 e início dos anos 70, tivemos a promulgação de leis de Segurança no Trabalho, Saúde Ocupacional e Pensões.

Década de 70 

Repressão, obscuridade, censura, e mobilizações contra a
ditadura militar. 
 Política:
1969 – Emílio Garrastazu Médici.
                                      1974 – General Ernesto Geisel.
                                                                   1979 – General João Baptista Figueiredo  
 Economia: 1973 – Crises mundiais do petróleo – OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) aumenta o preço do barril em mais de 300%, resultando em uma crise, muito desemprego e dívidas financeiras.
 Tecnologia: 1971- foi inventado pela Intel o primeiro microprocessador 4004 com um circuito intregado programavél de 4 bits, 46 instruções diferentes e outros programas.
Como ficaram as relações de trabalho
 A partir da década de 70, surgiu o conceito Recursos Humanos, onde as pessoas passaram a ser consideradas o recurso fundamental para o sucesso organizacional, porém essa concepção ainda sofria da miopia de visualizar as pessoas como recursos produtivos ou meros agentes passivos cujas atividades devem ser planejadas e controladas a partir das necessidades da organização.

Década de 80 

Intensa participação popular, greves, conflitos, reivindicações trabalhistas e sociais. Multidões protestam contra anos de silêncio e de repressão impostos pela ditadura militar. Luta pelas “Diretas Já”.
 A Nova Constituição Brasileira garante o direito do cidadão à eleição direta para Presidente e amplia os direitos sociais e dos trabalhadores.
 Surgem as principais forças vinculadas aos interesses da classe trabalhadora: PT (Partido dos Trabalhadores) e CUT (Central Única dos Trabalhadores).
Fatos que marcaram a década de 80:
 Desenvolvido o IBM PC e o Apple Macintosh e as primeiras interfaces gráficas: o xfree86, Windows e o Maço.
 Desenvolvimento do CD.
 Popularização dos computadores pessoais, ou PCs, walkmans e videocassetes.
 Descoberta da AIDS.
Como ficaram as relações de trabalho
 A inflação galopante inibiu os investimentos no país, gerou desemprego e estagnação econômica. Demissões, insegurança da classe trabalhadora e das empresas. Recessão, governo e empresas lutam para conter os gastos e equilibrar a economia.
 Final da década chega ao país o programa japonês de qualidade CCQ (Círculo de Controle de Qualidade), em seguida o programa 5S’s. As empresasincorporaram estas ferramentas às suas rotinas de trabalho, com objetivo de reduzir custos, evitar desperdícios e melhorar a qualidade para tornarem-se competitivas no mercado externo, face à globalização.

 

Década de 90

Participação no MERCOSUL, abertura da economia e criação do Plano Real.  Instabilidade, confisco de poupanças e o movimento de milhares de jovens “Caras Pintadas” que pediram o impeachment de Fernando Collor, presidente eleito pelo povo.
 Collor renuncia, assume seu vice Itamar Franco até 1994, quando assume Fernando Henrique Cardoso.
 Plano real controla a inflação e estabiliza a economia, intensifica o processo de globalização estimulando a instalação de empresas estrangeiras no Brasil.
 Desenvolvimento tecnológico mais rápido da história, tornando popular e aperfeiçoando tecnologias inventadas na década de 80.
Como ficaram as relações de trabalho
 Houve mudanças no perfil dos desempregados. Ao invés trabalhadores de baixa escolaridade e qualificação, como nos anos 80, cresceu entre as pessoas de maior escolaridade, adultos, chefes de família e ocupados em funções hierarquicamente superiores.
 Estimulo às contratações: criação do contrato de trabalho por prazo determinado e indeterminado, política do banco de horas e liberação o trabalho aos domingos.
A adoção da PLR (participação nos lucros e resultados), combinada com o fim da política salarial, favorece a remuneração variável e dificulta a incorporação da produtividade no salário, passando a ser um prêmio vinculado a determinadas metas estabelecidas em negociação coletiva.
Chega ao Brasil a o conceito de Gestão pela qualidade: I S O

Década de 2000

A esquerda política teve um representante seu eleito presidente do país, através de um legítimo processo democrático. Nesta década muitos casos de corrupção, escândalos envolvendo membros e empresas do governo.
 Politica: O presidente Lula é eleito em 2002 e reeleito em 2006.
 Economia:  O Brasil consegue acumular mais reservas do que a dívida externa e mantém sua economia estável.
Social: Entre vários programas sociais para acelerar o crescimento do país, foi promulgado o Decreto Lei 10097/2000, estimulando inserção do jovem no mundo do trabalho.
 Fatos que marcaram a época: Descoberta da camada de pré-sal e   da produção de biocombustíveis e da auto-suficiência em petróleo. O Brasil ganhou destaque internacional. A preocupação com o meio ambiente passa a ser responsabilidade de todos.

Como ficaram as relações de trabalho
 As políticas para o mercado de trabalho visam associar renda ao trabalho, valorizando-o como instrumento de inclusão social.                                                                        
 As relações de trabalho foram marcadas por pequenas concessões, muitas negociações entre o governo, as empresas e os sindicatos de classe.
O nível de instrução dos trabalhadores torna-se mais elevado, face às exigencias da nova configuração das relações de trabalho e da globalização. São trabalhadores com nívies mais elevados de instrução e qualificação profissional, inclusive os jovens.

Década de 2010

INOVAÇÃO, LIDERANÇA E PRÓ-ATIVIDADE
É O PERFIL DO TRABALHADOR DO SÉCULO XXI
 Inovação: O que mais se destaca nessa época é a inovação das empresas e de seus profissionais em relação às outras décadas, pois as pesquisas mostram que as empresas que diminuíram os seus níveis hierárquicos e possuem organogramas não tão rígidos estão se destacando entre as melhores no requisito satisfação.
 Liderança: Os lideres são instruídos a monitorar o clima de suas equipes e desenvolver a liderança entre seus colaboradores, pois a maioria das empresas realiza pesquisas periódicas que servem de base para melhorar os seus pontos negativos.
 Pró-atividade: Líderes e colaboradores demonstram capacidade de se antecipar aos acontecimentos, agem antes mesmo de serem solicitados.
 Perfil do trabalhador: Capacidade de trabalhar em equipe, motivação, comprometimento, prazer em ser desafiado e sede de conhecimento.

Como ficam as relações de trabalho
  Não é difícil chegar à conclusão de que o cenário é de inovação e a tendência é de mais e mais inovações, e cabe a nós nos prepararmos e estarmos atentos e extremamente ligados a tudo e a toda hora.
 Caminhamos para outra direção, para uma economia baseada no capital intelectual, em que as pessoas é que vão fazer a diferença dos negócios e quem não se adaptar a essa nova era estará fora do jogo.

 Anderson TA-ADM2010

27 de Setembro de 2010

A evolução do mundo do trabalho

Parabéns turma pelo desempenho e comprometimento apresentado durante a nossa exposição. Nosso objetivo foi atingido, conseguimos transmitir informações e conhecimento úteis a todos que visitaram a nossa exposição.
São ações realizadas com  seridade, trabalho de equipe e respeito que fazem a diferença em nossa vida pessal pessoal e profissional.
A partir do dia 26/09 confiram os detalhes da exposição em nossa página.
Profª Sueli

25 de Setembro de 2010

Apresentação Cultural

Dia 23 de setembro às 14:30 Hs iníciaremo a nossa exposição, cujo tema é: A evolução do do mundo do trabalho.
Faremos uma retrospectiva na linha do tempo, partindo da revolução industrial. Vamos compreender através das décadas o que mudou nas relações de trabalho.
Visitem-se no saguão do Senac  jundiaí.  Em breve o material exposto estará disponível em nossa página.
Contamos com sua visita.
TA-ADM 2010

21 de Setembro de 2010

Fique ligado!

Dia 13 de setembro iniciamos a última estação do primeiro módulo e vamos nos preparar para a nossa apresentação cultural.  Espero que seja tão boa quanto foi a Campanha dos 4r”s.
Lembrem-se maturidade, trabalho de equiope e comprometimento fazem a diferença.
Até mais pessoal!
Profª Sueli

7 de Setembro de 2010

Estação de Informática

Na Estação Informática estamos aprendendo muitas coisas, como por exemplo:

Microsoft Word:
  • Sobre as ferramentas do Word.
  • Como montar uma carta no Word (Formatação da fonte e margens corretas).
  • Dicas de digitação.

Obs.: E também estamos na fase final do desenvolvimento do Portifolio.
 Microsoft Excel:
  • Como montar uma planilha adequada.
  • Sobre as suas funções (as operações matemáticas, função =SE, =SOMASE, =PROCV, =MÉDIA, = MÁXIMO, =MINÍMO, =CONTINUM).
  • Teremos ainda mais funções para aprendermos.

Obs.: Módulo Excel em andamento

     E tem ainda mais por vir!  

André


19 de Agosto de 2010

Para refletir

O Aqui e o Agora
“O minuto que você está
 vivendo agora
 é o minuto mais importante
 de sua vida,
 onde quer que você esteja.
 Preste atenção ao que está fazendo.
 O ontem já lhe fugiu das mãos.
 O amanhã ainda não chegou.
 Viva o momento presente,
 porque dele depende todo
o seu futuro.

 Procure aproveitar ao máximo
 o momento que está vivendo,
 tirando todas as vantagens que puder,
para seu aperfeiçoamento”.

17 de Agosto de 2010

Portifolios

Estamos em fase de digitação dos portifolios.
Caprichem. Façam-o com qualidade e profissonalismo.
Beijos
Sueli

12 de Agosto de 2010

10 pequenas coisas que fazem uma grande diferença.

Olá Pesoal! O texto abaixo é trata de um tema do qual  falamos muito durante as nossas aulas. Vale a pena ler e refletir.
Escrito por Luiz Marins   
 “Professor, o problema não é de conhecimento. O que falta é berço”, disse-me a empresária ao relatar os problemas que estava enfrentando em relação às pessoas em suas empresas. “São pequenas coisas que deveriam ter sido ensinadas em casa ou na pré-escola”, desabafou. Fizemos uma lista com algumas dicas simples que fariam uma enorme diferença para melhorar o clima de uma empresa:
 1.Lembre-se sempre de dizer “com licença”; “por favor” e “obrigado”, mesmo que alguém esteja cumprindo sua obrigação ou seja muito amigo;
2.Fale baixo. Ria baixo. Não seja inconveniente;
3.Use o telefone e a internet somente para assuntos de trabalho. Evite usar esses meios para assuntos particulares;
4.Ao tomar emprestada alguma coisa, nunca se esqueça de devolver e agradecer;
5.Ajude a manter limpo o ambiente de trabalho. Mantenha limpo o sanitário após o uso. Cuidado com copos e xícaras sujas. Jogue os copinhos de café no local apropriado. Arrume sua mesa de trabalho;
6.Respeite a fila. Mesmo que ache desnecessário respeitá-la, porque vai pegar só uma coisa, etc. Não queira parecer esperto;
7.Não fale mal dos outros. Não se envolva em fofocas;
8.Cuidado com as anedotas e brincadeiras pessoais, como apelidos, etc. Cuidado para não ofender as pessoas;
9.Cuide de sua imagem. Vista-se sobriamente. Afinal você está num ambiente de trabalho e não numa festa ou diversão;
10.Controle a sua agressividade. Cuidado com a forma de falar e escrever. Não seja rude.

 São coisas simples que farão uma enorme diferença para que o clima de sua empresa favoreça a produtividade e a excelência.
 Pense nisso. Sucesso!

8 de Agosto de 2010

Férias…


 Olá pessoal! Que bom que gostaram das nossas dinâmicas. Fico muito feliz que teanham aprendido tanto com esta atividade e que com certeza vão colocar este aprendizado em prática.
Vou descançar bastante, mas com certeza vou sentir muita saudades de vocês.
Aproveitem a estação de informática para aprender o máximo possível, pois este aprendizado será muito importante na vida de cada um  de vocês.
Um grande beijoi.
Profª Sueli

30 de Julho de 2010

Dinâmicas

 
Hoje fizemos quatro dinâmicas com  intuitos diferentes, nos auxiliar a desenvolver a resiliência, internalidade, tolerância e a paciêncvia. Todas com o objetivo de nos  mostrar que devemos ser flexíveis e saber aceitar críticas e elogios sem perder o bom censo e a razão,  pois sem querer podemos impedir que as pessoas se aproximem. Houve um ponto muito importante para todos, foi o momento em que percebemos que a falta de comunicação pode nos levar a cometer erros gravíssimos e até mesmo violarmos regras por falta, desrespeitar ao proximo, além  de perdermos a capacidade de dialogar ou argumentar. Outro momento importante foi quando percebemos que devemos saber uma coisa básica: que não conseguimos nada pela força,  mas através da comunicação do diálogo claro e objetivo, onde existe ética e respeito ao outro.
Wallace e Anderson.

29 de Julho de 2010

TA-ADM Parabéns pelo projeto

Pessoal concordo plenamente com a Andressa, fizemos uma ótimo trabalho. Acreditem o fedeback está sendo muito positivo, principalmente da equipe de profissionais do Senac, que se orgulhou muito pelo fato deste projeto ter sido uma iniciativa da Aprendizagem.
Continuem sempre com esta disposição para empreender. A TA-ADM com certeza faz a diferença!
  Parbéns a todos!
Profª Sueli

28 de julho de 2010

Apresentação dos 4R’s

Eu Gostaria de parabenizar a nossa turma pelo desenpenho e o sucesso da nossa aprensentação.
O objetivo era sencibilizar as pessoas para que se mantenham sempre atentas a suas ações para com a natureza.Com o objetivo alcançado ficamos muito felizes e agradecemos pela colaboração de todos.
Andressa T.A ADM 2010

28 de julho de 2010

EQUIPE TA-ADM2010

Unidos em prol dos 4R’s para preservar o meio ambiente.

PICT0001

28 de Julho de 2010

Sensibilização – Apresentação 4R’s

Noso plano de ação social foi composto por 6 etapas:
Primeiramente, tivemos a ideia, em seguida elaboramos o planejamento.
O passo seguinte foi pesquisar e elaorar o folder com as informações da campanha, que na verdade era constiuída de 3R’s, mas nossa turma resolveu implantar  o 4º R. O repense.
Depois alimentamos o blog com informações sobre o assunto e no passo seguinte, após a impressão dos folders nos dirigimos às salas de aula da aprendizagem, PET, uma sala de TST e outra do Curso Básic de Eventos para a digulgação da campanha, além de todo pessoal do setor administrativo do Senac Jundiaí que nos apoiou na divulgação dos folders e pestigiou o nosso trabalho. 
O momento da divulgação foi muito importante pois tínhamos a responsabilidade de transmitir a todos os conhecimentos que adquirimos na realização do plano, além é claro de divulgar o nosso trabalho.
O último passo foi uma apresentação breve, cujo intuito era sensibilizar a todos os presentes para o nosso 4ºR, ou seja, que cada um repense sobre as suas atitudes em relação ao meio ambiente.
Ao final ficamos muito felizes, embora tenha sido muma apresentação muito simples sentimos que nosso objetivo foi atingido. Conseguimos plantar a sementinha dos 4R’s.  Agora é só esperar que ela germine e cresca a partir da consiência cidadã de cada pessoa que nos assitiu ou que tomou conhecimento do nosso projeto.
 Reduza, Reutilize, Recicle + Repense
Estas palavras com certeza farão a diferença na vida de muita gente, pois cada um fazendo a sua parte teremos um mundo bem melhor e mais saudável
TA-ADM2010 
 Vejam algumas fotos do momento da sensibilização:
PICT0006
PICT0008PICT0007

O lixo especial – o que fazer com ele?


O LIXO ESPECIAL  Lâmpadas
O que fazer: separar as fluorescentes num lixo à parte. Misturados aos outros restos, os cacos costumam ferir os catadores. Já as lâmpadas incandescentes não são recicladas, uma vez que, segundo mostram as pesquisas, não causam impacto negativo no meio ambiente – elas devem ser depositadas, portanto, no lixo comum.
 Baterias
O que fazer: reciclam-se só as de telefones sem fio, filmadoras e celulares – as outras, assim como as pilhas, têm baixa concentração de metais pesados e por essa razão não são tidas como prejudiciais ao meio ambiente. Para reciclar, faça um lixo separado: como as baterias são frágeis, podem romper-se e contaminar o restante dos detritos.
Cacos de vidros planos e de espelhos
O que fazer: embalar em jornal e colocar num lixo separado. Seguirão para vidraçarias – e não para as tradicionais fábricas que reciclam vidro
AS CIDADES QUE MAIS RECICLAM
Um dos  municípios brasileiros onde a prefeitura faz chegar o serviço de coleta seletiva a 100% das residências, segundo um novo levantamento por amostragem no país é Curitiba:
A cidade é uma das campeãs em reciclagem: a fórmula que deu certo lá inclui o uso de caminhões que recolhem apenas o lixo seco- sem nenhum resto orgânico. O resultado é que o lixo fica mais limpo e acaba vendido por um preço mais alto às indústrias de reciclagem. Isso ajuda a tornar o sistema de coleta seletiva em Curitiba mais barato (e viável) que o da maioria das cidades brasileiras
OS ESTRAGOS DO ÓLEO DE COZINHA
Oóleo de cozinha é um dos alimentos mais nocivos ao meio ambiente. Jogado no ralo da pia, ele termina contaminando rios e mares. Eis o número:
1 LITRO de óleo de cozinha polui 1 MILHÃO DE LITROS de água.
Como reciclar: colocar o óleo em garrafas PET bem vedadas e entregá-las a uma das várias organizações especializadas nesse tipo de reciclagem.  Destinos do óleo usado: fábricas de sabão e produção de biodiesel.
 Fonte: www.cempre.org.br
É a TA-ADM buscand0 informações valiosas a todos. Para praticar os 4R’s  é preciso aprender mais.

24 de Julho de 2010

Você sabia?

  Que o tão apreciado chiclete é considerado pelos ambientalistas como rejeito? É isso mesmo, rejeito é o sub-produto do lixo, aquele lixo  que não serve para reciclagem, além de ser cariogênico (provocar cáries).
É o chiclete que você joga no chão ou descarta de maneira inadequada demora até 5 anos para se decompor, sem contar que muitas aves e animais o comem e acabam moorendo por asfixia (falta de ar),  pois pode grudar no bico das aves ou na garganta de outros animais.
Existem estudos desenvolvidos por uma designer  na Grambretanha para reciclar este materaial, mas por enquanto o que temos mesmo  é muito chiclete poluindo o meio ambiente.
Antes e máscar seu chiclete, lembre-se dos 4R’s. 
A TA-ADM e o meio ambiente agradecem!

23 de Julho de 2010

Ciclo da recilagem- Saiba mais…



23 de Julho de 2010

Como praticar os 4R’s

Vamos reciclar! 

Descubra se você está fazendo a sua parte para despejar cada vez menos lixo na natureza.

A preservação do meio ambiente começa com pequenas atitudes diárias, que fazem toda a diferença.

Uma das mais importantes é a reciclagem do lixo. O motivo é simples de entender.

Nos dias de hoje, quem vive em áreas urbanas produz, em média, 1 quilo de lixo por
ano. Aí se incluem materiais que são tirados da natureza, como papéis, plástico, vidro e
alumínio, e podem muito bem ser reaproveitados – em vez de serem simplesmente jogados em aterros sanitários e se transformar em poluição.

Para contribuir, não perder mais tempo e começar a reciclar já!
4 DÚVIDAS COMUNS
1. O lixo reciclável deve sempre estar seco e limpo:
PAPÉIS: todos os tipos são recicláveis, inclusive caixas do tipo longa-vida e de papelão. Não recicle papel com material orgânico, como caixas de pizza cheias de gordura, pontas de cigarro, fitas adesivas, fotografias, papéis sanitários e papel-carbono.
PLÁSTICOS: 90% do lixo produzido no mundo é composto de plástico. Por isso, esse material merece uma atenção especial. Recicle sacos de supermercados, garrafas de refrigerante (pet), tampinhas e até brinquedos quebrados.
VIDROS: quando limpos e secos, todos são recicláveis, exceto lâmpadas, cristais, espelhos, vidros de automóveis ou temperados, cerâmica e porcelana.
METAIS: além de todos os tipos de latas de alumínio, é possível reciclar tampinhas,
pregos e parafusos. Atenção: clipes, grampos, canos e esponjas de aço devem ficar de fora.

2. E o isopor?
Ao contrário do que muita gente pensa, o isopor é reciclável. No entanto, esse processo não é economicamente viável. Por isso, é importante usar o isopor de diversas formas e evitar ao máximo o seu desperdício. Quando tiver que jogar fora, coloque na lata de plásticos. Algumas empresas transformam em matéria-prima para blocos de construção civil.
3. Como separar o lixo doméstico?
Primeiro de tudo: não misture o lixo reciclável com material orgânico, como sobras de alimentos e cascas de frutas e legumes. Coloque o lixo em sacos separados para plásticos, vidros, metais e papéis. ATENÇÃO: lave bem as embalagens, como latas, garrafas e frascos de vidro. Deixe tudo bem sequinho antes de embalar.
Os papéis podem ser dobrados, mas não amassados. Os vidros, metais com pontas e outros materiais cortantes devem ser embrulhados em papel grosso (como papelão) ou colocados em uma caixa para evitar acidentes. Não misture garrafas ou frascos com vidros planos.
CURIOSIDADES
- A reciclagem de uma única lata de alumínio economiza energia suficiente para manter uma TV ligada por 3 horas.
- Mais de 160 mil pessoas vivem no Brasil exclusivamente de coletar latas de alumínio e recebem em média 2 salários mínimos por mês, segundo a Associação Brasileira de Alumínio.
- O lacre da latinha não vale mais e não deve ser vendido separadamente. As empresas reciclam a lata com ou sem o lacre. Isso porque o anel é pequeno e pode se perder durante o transporte.
- Para produzir 1 tonelada de papel é preciso 100 mil litros de água e 5 mil kW de energia. Para produzir a mesma quantidade de papel reciclado, são usados apenas 2 mil litros de água e 50% da energia.
- Cada 100 toneladas de plástico economizam 1 tonelada de petróleo.
- O vidro pode ser infinitamente reciclado.
A preservação do meio ambiente começa com pequenas atitudes diárias, que fazem toda a diferença. Uma das mais importantes é a reciclagem do lixo. O motivo é simples de entender.
Nos dias de hoje, quem vive em áreas urbanas produz, em média, 1 quilo de lixo por ano. Aí se incluem materiais que são tirados da natureza, como papéis, plástico, vidro e alumínio, e podem muito bem ser reaproveitados – em vez de serem simplesmente jogados em aterros sanitários e se transformar em poluição.
A natureza é de todos. Preserve!
TA-ADM
fonte: www.planetasustentavel.abril.com.br

Curiosidades 4R’s

Vejam as informações abaixo e repensem sobre as suas atitudes em relação ao meio ambiente. 

 AMBIENTE

 •  A incineração de 10 mil toneladas de resíduos pode criar apenas um emprego, enquanto a reciclagem da mesma quantidade pode proporcionar a ocupação de 40 pessoas.
•  Diariamente, cada um de nós é responsável pela produção de cerca de 1,3 kg de resíduos. No final de um ano são quase 500 kg. Desses resíduos, 9% são embalagens de plástico.
 VIDRO
 •  A energia poupada pela reciclagem de uma garrafa de vidro é suficiente para manter acesa uma lâmpada de 100 watts durante 4 horas.
•  Quando se inclui vidro de embalagens usadas na fusão das matérias-primas que entram no fabrico do vidro poupa-se combustível, pois há menos matéria para fundir.
•  Por cada tonelada de vidro usado incluída no fabrico de vidro poupam-se 1,2 toneladas de matérias-primas originais.
 PAPEL/CARTÃO
 •  Uma tonelada de papel reciclado evita o abate de 15 a 20 árvores.
•  A produção de papel reciclado permite poupar água necessária na produção de papel e diminuir o corte de árvores, contribuindo assim para uma floresta sustentável.
•  O papel higiênico e os lenços de papel contêm entre 60 a 70% de papel reciclado e os jornais podem usar até 100%.
•  A produção de papel reciclado consome 2 a 3 vezes menos energia que a produção de papel a partir da fibra vegetal.
 PLÁSTICO
•  5 garrafas de plástico recicladas dão origem a poliéster suficiente para uma camisola de manga curta XL. Para um par de calças chegam 10 garrafas. Se forem 25, fornecem material para uma camisola.
•  Cada 100 toneladas de plástico reciclado evitam a extracção de uma tonelada de petróleo.
•  No caso do PET, a reciclagem utiliza (em média) apenas 30% da energia que seria necessária para a produção de matéria-prima virgem.
•  Devido ao peso reduzido, o uso de plástico em automóveis reduz o consumo de combustível em 4%.
•  A reciclagem de plásticos permite poupar petróleo e gás natural, as duas matérias-primas neles mais utilizadas.
 METAL
•  Uma lata de bebida pode ser infinitamente reciclada sem perda de qualidade.
•  O alumínio obtido a partir de embalagens usadas consome apenas 5% da energia necessária na produção de alumínio a partir de matérias-primas minerais.
 MADEIRA
•  A reciclagem de uma tonelada de resíduos de madeira evita o abate de 40 árvores.
Repense!  Prarique os 4R’s
TA-ADM

Reduza, Reutilize, Recicle e REPENSE

Conheça a Ação Slocial TA-ADM 2010
4 rs 02

4 rs 01

 4 rs 03
4 rs 04

Dinâmica do Barco

Na dinâmica do barco aprendemos aceitar as opiniões dos companheiros de equipe, aprendemos a trabalhar em equipe ,aprendemos sobre o o que  empreendedorismo e quais as caracterísitcas de um empreendedor. Aprendemos que para empreender é preciso ter uma ideia, sonhar, se apaixonar por ela e realizá-la.
Empreendedor é o termo utilizado para qualificar, ou especificar, principalmente, aquele indivíduo que detém uma forma especial, inovadora, de se dedicar às atividades de organização, administração, execução; principalmente na geração de riquezas, na transformação de conhecimentos e bens em novos produtos – mercadorias ou serviços; gerando um novo método com o seu próprio conhecimento. É o profissional inovador que modifica, com sua forma de agir, qualquer área do conhecimento humano. Também é utilizado – no cenário econômico – para designar o fundador de uma empresa ou entidade, aquele que construiu tudo a duras custas, criando o que ainda não existia.PICT0041PICT0040PICT0039PICT0038

Estação atitude empreendedora

Preparados para próximo desafio?
A tA-ADM tem a missão de sensibilizar os alunos e profissionais do SENAC para a atitude cidadã em relação ao meio ambiente.
Nós vamos levar a todos o conceito, a importância e os benefícios dos 3R’s.
Considero esta ação extremamente impoirtante pois vai de encontro com o Projet eco-eficiência  do SENAC e com o 5 S’s que muitas das empresas já praticam. Nossa ação tem o objetivo de sensibilizar e conscientizar a todos.
Pessoal a missão é dificil, mas tenho certeza de que com esta equipe tão dinâmica e motivada tudo ficará fácil. Nós vamos atingir o nosso objetivo
                                                       

Profª Sueli

Estação Comunicação

Comunicação
Aprendemos que a peça chave para o meio social é a comunicação, clara e objetiva, aprendemos tambem sobre as formas de comunicação.
As formas de comunicação:E-mail, cartas, memorandos, AR, CDE, requerimentos circular, intranet, oficio e bilhetes e recados.
Os canais de comunicação: Auditivo, visual e sinestésico.
Gap: São falhas de comunicação.
Barreiras da comunicação: São todas as atividades que podem interferir no meio da comunicação ou prejudica-la.
Ex: Desconhecimento do assunto, arrogância, descrédito na mensagem, falta de interesse e atenção, diferenças culturais ou de idade, etc.

Pensamento da semana

“A disciplina é a chama refinadora através da qual o talento se transforma em capacidade”. 
(Roy Smith)                                             

                                                
Sempre é impotante refletir sobre nossas ações, só assim poderemos avaliá-las e melhorá-las.  Pensem nisso!
Boa semana a todos

Estação comunicação

Muito bem pesoal, começamos bem a estação de comunicação. As informações postadas são de utilidade pública. Legal está preocupação de vocês com os colegas, isso é cidadania.
Parabéns ao Otávio e Anderson  pelo ótimo trabalho que tem realizado em nosso blog.
Agora preparem-se que nosso novo desafio será o Festival de Paródias. TA- ADM mais uma vez vai dar um show.
Profª Sueli

ENEM

ENEM 2010

Enem 2010 – Exame Nacional do Ensino Médio 2010


O Enem 2010 – Exame Nacional do Ensino Médio – pode ser feito por pessoas que estejam pleiteando certificação nesta etapa de ensino. Ou seja: pessoas que não cursaram ou não concluíram o Ensino Médio e que, agora, têm a chance de fazer a prova do Enem e, atingindo a pontuação mínima exigida – 400 pontos em cada uma das quatro áreas de conhecimento e 500 pontos na redação -, receberão seu certificado de conclusão.
Conforme edital retificado publicado no Diário Oficial da União do dia 22 a pessoa que estiver pleiteando um certificado de conclusão não precisa ter freqüentado a escola regular nem a Educação de Jovens e Adultos. A condição para obter a certificação é que o participante tenha 18 anos completos até a data de realização da primeira prova do Enem 2010, o que ocorrerá no dia 06 de novembro.
O Inep faz a inscrição, aplica e corrige a prova. A emissão do certificado é de competência das secretarias estaduais de educação. Institutos e os centros federais de educação, ciência e
tecnologia também poderão certificar no nível de conclusão do Ensino Médio com base nos resultados do Enem 2010. Dessa forma, o candidato deverá, no ato da inscrição, indicar a secretaria ou o instituto ou centro federal pelo qual pretende obter a certificação. Na própria ficha de inscrição há a lista de instituições certificadoras, que são aquelas que firmaram acordo de cooperação técnica com o Inep.
Para realizar a inscrição é exigido o CPF. Outra exigência é o preenchimento do questionário socioeconômico. As inscrições podem ser feitas através do link
http://www.enem.inep.gov.br/.

Apresentação – Qual é o seu estilo?

Ontem finalmente foi o grande dia que todos estavam esperando anciosamente, depois de tanto empenho das equipes para atingirmos o objetivo proposto; podemos dizer que ficamos muito felizes com resultado, pois  foi o melhor possível. Todos nos saímos muito bem, recebos diversos elogios e somos gratos por todos eles.
” Não importa o quanto somos diferentes uns dos outros o respeito é fundamental e cabe a todos nós”.
 Muito mais que um estilo, aprendemos o respeito às diversidades, a ética e acima de tudo: Estilo vai muito além de roupas, música ou dança. Estilo é que caracteriza o seu comportamento e faz com você seja capaz de deixar a sua marca. E marca fica registrada na cabeça das pessoas, é o que as faz se lembrarem de você,  por isso lembre-se sempre de ter posturas adequadas e atitudes positivas. 


PARABENS A  TA-ADM 2010